3 coisas que você precisa saber sobre Bobó de camarão!

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Uma das principais formas de conhecer um lugar novo é experimentando seus pratos típicos. A maneira como cada comida é preparada e temperada diz muito sobre a história de um local. Por exemplo, no Rio Grande do Norte, há uma forte influência da cultura portuguesa e indígena, devido à colonização. Disso saiu um prato muito famoso, o bobó de camarão.

A gastronomia do Nordeste é riquíssima. Ao conhecer o bobó de camarão do RN, você já sente isso: há a adição de gengibre, leite de coco, camarões secos, azeite de dendê, pimenta do reino, louro e muito mais.

E aí, já começou a imaginar o resultado dessa mistura? Continue a leitura e descubra mais informações sobre esse prato!

1. Como o bobó de camarão foi criado?

Conforme mencionado, a partir da colonização, o nosso país recebeu a influência de culturas como a africana e a portuguesa, além da indígena, que já existia no Brasil. No entanto, a receita original do bobó de camarão surgiu na África, ela apenas ganhou novos ingredientes a partir de seus descendentes, que preservaram sua cultura.

Por exemplo, o uso do dendê e da mandioca veio do continente africano. Já o gosto pela pimenta junta a tradição indígena com a africana. Somado a isso, há a abundância de frutos do mar no Rio Grande do Norte, que se torna líder da pesca do camarão. O resultado é um prato de consistência cremosa que se parece com um creme. Depois, essa massa é misturada com camarões refogados em leite de coco e temperos verdes.

Então, está pronta a refeição típica da culinária potiguar — apesar de também ser consumida em outros estados nordestinos e até no Rio de Janeiro. Contudo, nesse lugar, há modificações nos ingredientes: o bobó é feito com azeite de oliva e não com dendê, e o leite de coco é opcional. Afinal, são sabores muito característicos que podem não agradar aos não iniciados na culinária do RN.

2. Como é feito o prato?

Agora que você já conhece os ingredientes principais do bobó de camarão, precisa saber como é seu modo de preparo.

Ingredientes

  • 400 g de camarão descascado;
  • 20 g de alho;
  • 60 ml de azeite;
  • 60 g de cebola picada;
  • 180 g de tomate picado;
  • 500 g de mandioca;
  • 100 ml de água;
  • 80 ml de leite de coco;
  • 60 ml de azeite de dendê;
  • 20 g de castanha de caju picada;
  • sal a gosto;
  • salsinha a gosto.

Modo de preparo

Tempere o camarão com sal e metade do alho. Reserve. Em seguida, refogue no azeite o restante do alho e da cebola. Acrescente o tomate. No liquidificador, bata a mandioca cozida e a água. Junte a mistura ao refogado. Acrescente o azeite de dendê e o leite de coco. Por fim, junte o camarão, mexendo sempre. Quando ele estiver cozido, desligue o fogo.

3. Com que tipos de acompanhamento o bobó combina?

O bobó de camarão pode ser o prato principal, servido junto com arroz branco bem soltinho. Evite combiná-lo com pratos de consistência muito úmida e\ou que envolvam farinha. Para beber, aposte em vinhos rosés ou espumantes secos, brancos, frutados e com um bom frescor.

O bobó de camarão é servido nos principais restaurantes do Rio Grande do Norte. Então, quando visitar o estado, não deixe de pedir esse prato e de provar o melhor da gastronomia potiguar!

Gostou do nosso post? Aproveite para deixar um comentário e compartilhar sua opinião!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-