4 motivos para experimentar o delicioso baião de dois

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Não há dúvidas de que o Baião de dois é um dos pratos mais famosos do Nordeste brasileiro. Conhecido em todo o território nacional, o prato típico da região conta com ingredientes simples e fáceis de serem encontrados.

No entanto, se você ainda não provou o delicioso Baião de dois, prepare-se para descobrir 4 curiosidades que envolvem a iguaria e inspire-se para preparar o cardápio da próxima refeição!

1. Origem do prato

Baião de dois é um prato típico da região nordestina, mais precisamente do estado do Ceará. A comida consiste em um preparado de arroz e feijão, sendo o mais usado o feijão de corda.

O nome tem origem em uma dança típica baseada em um ritmo musical muito difundido por Luiz Gonzaga, conhecido em nosso país como o “Rei do Baião”. Aqui, vale mencionar também que Humberto Teixeira, compositor cearense, compôs a canção em parceria com Gonzaga.

2. Modo de servir

Pode-se dizer que o Baião de dois é um prato completo, uma vez que não precisa de acompanhamento. No entanto, muitas pessoas gostam de comer a iguaria acompanhada da tão famosa paçoca de carne seca ou da tradicional farofa de cuscuz. 

De qualquer modo, o Baião de dois é uma refeição muito nutritiva, pois contém o feijão, que é uma excelente fonte de proteínas para o organismo.

3. Ingredientes do Baião de dois

A seguir, você vai conhecer os ingredientes utilizados para preparar o tradicional Baião de dois. Então, anote aí:

  • 3 colheres (sopa) de manteiga de garrafa;
  • 1 gomo de linguiça calabresa cortada em cubos;
  • 1 xícara (chá) de bacon cortado em pequenos cubos;
  • 1 cebola grande picada;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • 1 xícara (chá) de feijão de corda com caldo;
  • 3 xícaras (chá) de arroz branco cozido;
  • 1 xícara (chá) de queijo coalho em cubos;
  • sal e pimenta do reino a gosto;
  • salsa ou coentro picado.

4. Modo de preparo

Agora que você já sabe quais são os ingredientes que compõem o tradicional prato do Nordeste brasileiro, é hora de anotar o modo de preparo dessa saborosa iguaria!

Em uma panela, derreta a manteiga e frite o bacon em fogo médio até dourar. Em seguida, adicione a linguiça calabresa, a cebola, o alho e refogue por cerca de 3 minutos.

Junte o arroz cozido, o feijão com caldo e mexa por 2 minuto. Depois, tempere com o sal, a pimenta e a salsa ou o coentro picado. Logo após, desligue o fogo, misture o queijo e coloque em uma travessa. 

Se preferir, sIrva com paçoca de carne seca ou com a farofa de cuscuz, colocando-as em outras travessas. Sirva-se e coma à vontade!

Pronto, agora você conhece algumas curiosidades de um dos pratos mais conhecidos do país. Chegou a hora de selecionar os ingredientes, arear as panelas e reunir a família e os amigos para degustarem o famoso prato típico do Nordeste do Brasil!

Gostou de aprender como preparar um delicioso Baião de dois? Então, siga o Forró com Turista no Facebook, no Instagram e no TripAdvisor e fique por dentro das nossas novidades!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-