4 receitas deliciosas para fazer com a carne de cordeiro

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Com influência da colonização portuguesa e traços da cultura indígena, a culinária potiguar é dividida, basicamente, em 3 grupos: frutos do mar, produtos da terra e comidas típicas como cuscuz, cocada, linguiça do sertão e carne de cordeiro cozida com legumes — o popular carneiro guisado.

Ao contrário do carneiro, que seria o animal adulto, a carne de cordeiro é retirada das espécies com até um ano de idade. Macio e saboroso, o corte tem uma textura marcante e um sabor inconfundível.

Presente em diversos pratos típicos do Rio Grande do Norte, a iguaria é muito consumida no estado — perde apenas para a carne de sol. Que tal aprender algumas receitas deliciosas com a carne de cordeiro? Então, continue a leitura e confira 4 pratos que vão te deixar com água na boca.

1. Pernil de cordeiro assado

Um dos cortes mais tradicionais da carne, o pernil de cordeiro fica simplesmente irresistível quando é preparado no forno. Nessa receita, ele deve ser marinado vinho tinto seco e em uma combinação de especiarias como louro, alecrim, cebolinha, alho, sal e pimenta.

Seu preparo é muito simples: depois de deixar a carne descansando nessa mistura, basta colocar o corte em uma assadeira untada com azeite e levar ao forno por, aproximadamente, duas horas.

Para um prato ainda mais completo, a dica é colocar algumas batatas na mesma travessa e deixar que o ingrediente absorva todos os sabores durante o cozimento. Na hora de servir, complemente a refeição com arroz ou salada.

2. Cordeiro marinado com legumes

Outra receita simples e fácil de preparar, o cordeiro marinado com legumes é uma versão leve e saborosa. Em primeiro lugar, é preciso elaborar a marinada: misture vinho tinto seco, cebola, alho, alecrim, tomilho, salsinha, salsão, pimenta Jamaica, zimbro e cardamomo.

Em seguida, cubra a carne com essa mistura e deixe que ela incorpore os temperos. Depois, sele a carne dos dois lados, coloque em uma assadeira e leve ao forno. Na hora de servir, salteie alguns legumes em uma frigideira e misture ao prato.

3. Polenta com ragu de cordeiro

Se você procura uma receita um pouco mais elaborada, então a polenta com ragu de cordeio é a escolha perfeita — afinal, são dois preparos diferentes que vão se transformar em um único (e irresistível) prato.

Para fazer a polenta, você deve dourar 1 dente de alho na manteiga em uma panela grande. Em seguida, acrescente 1 litro de água e deixe ferver. Aos poucos, vá acrescentado a farinha de milho, mexendo sem parar. Deixe cozinhar por cerca de 25 minutos e  finalize com queijo parmesão.

Já para preparar o ragu, refogue a carne de cordeiro em uma panela média com sal, pimenta e cebola. Depois, adicione 4 tomates picados e ½ taça de vinho tinto seco. Cozinhe por alguns minutos até que a carne se desmanche e dê para desfiar. Aí, é só servir a polenta em um prato e finalizar com o ragu por cima.

 4. Picanha de cordeiro com coalhada e cuscuz marroquino

Apesar do nome pomposo, essa receita não é complicada de fazer. Como são 3 preparos diferentes, você pode iniciar pela picanha. Em uma frigideira, sele a peça inteira, de ambos os lados. Depois, corte em fatias, sele novamente e reserve.

Para preparar a coalhada, ferva 1 litro de leite em uma panela média. Espere esfriar e misture um pote de iogurte integral. Deixe a mistura descansando na geladeira até adquirir a consistência do iogurte. Se quiser, adicione algumas folhas de hortelã, azeite, pimenta e sal.

Por fim, coloque 1 xícara de cuscuz marroquino, 2 xícaras de água fervente, azeite, sal e pimenta em uma tigela e deixe descansar por 10 minutos. Depois que o cuscuz absorver a água, refogue-o em uma frigideira com alho, cebola e amêndoas. Sirva os 3 ingredientes juntos.

A carne de cordeiro é um dos ingredientes mais apetitosos e versáteis da culinária brasileira. Inclua essas receitas em seu cardápio gastronômico e adicione muito mais sabor às suas refeições.

Agora que você já sabe como preparar a carne de cordeiro, confira a melhor época do ano para conhecer a capital potiguar e aproveite para experimentar uma das comidas mais tradicionais do Rio Grande do Norte!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-