Home 5 dicas para você tirar boas fotos durante a viagem

5 dicas para você tirar boas fotos durante a viagem

Hoje, é quase impossível alguém viajar e voltar para casa sem um único registro do lugar. Com celulares e tablets ao alcance das mãos, praticamente o dia todo, é muito improvável não fazer alguns — muitos — cliques das paisagens, dos companheiros de viagem ou, pelo menos, de uma selfie. Seja para postar nas redes sociais imediatamente, seja para revelar depois, uma coisa é certa: tirar boas fotos é essencial para ter as melhores lembranças do passeio. 

Mas, não pense que conseguir uma boa qualidade e um enquadramento perfeito é coisa só para fotógrafos profissionais. Com alguns cuidados, é possível fazer registros incríveis de sua viagem. Prepare a câmera ou o celular e comece a treinar agora mesmo. Suas fotos nunca mais serão as mesmas. Vamos começar? 

1. Tenha um bom cartão de memória 

O primeiro passo para tirar boas fotos durante sua trip é ter onde armazenar os arquivos com segurança e com espaço suficiente. Tem certos destinos, como o Nordeste, por exemplo, que obrigam você a tirar centenas de fotos de um mesmo lugar, devido à sua beleza, mesmo sabendo que, provavelmente, você só vai aproveitar uma ou duas delas — as que saíram melhores.

O ideal é que, ao final do dia, você passe as fotos para um computador ou HD e libere o armazenamento do cartão. 

2. Preste atenção no alinhamento do horizonte 

A linha do horizonte é sempre uma referência para deixar a foto alinhada, da mesma forma que você vê a paisagem com os olhos. Geralmente, as máquinas fotográficas, contam com um indicador na tela para isso. Já com os celulares, é preciso acertar no “olhômetro” mesmo. Mas é só se lembrar de ter esse cuidado na hora de clicar que as fotos vão sair perfeitas e retinhas. 

3. Tente enquadrar da melhor forma 

Imagine que você chegou na praia de Ponta Negra, em Natal, para fotografar o famoso Morro do Careca e, ao compartilhar, nota que cortou metade do atrativo. Para tirar boas fotos, é essencial enquadrar a paisagem dentro do espaço da lente. Você não precisa, necessariamente, centralizar tudo no meio da imagem. Tente encaixar toda a paisagem no seu registro.

Ainda no exemplo de Natal, não ficaria muito mais legal deixar o morro em um dos cantos e, ao lado, conseguir pegar toda a faixa de areia e a imensidão do mar? Bem mais lindo, concorda? 

4. Nas selfies, deixe espaços para as paisagens 

Sem dúvida alguma, as selfies se tornaram uma tendência nas fotografias do mundo inteiro. Assim, é possível aproveitá-las e tirar boas fotos do próprio rosto com cenários legais ao fundo. O mais importante é dar o espaço suficiente entre o aparelho e você, permitindo que as paisagens apareçam bem.

Nesse caso, é importante enquadrar a foto também. Cuidado para não ficar na frente dos atrativos e acabar escondendo-os na hora do clique. Uma dica é usar a máquina ou celular na horizontal. 

5. Maneire nos filtros 

Depois de tirar boas fotos, ainda é possível dar aquele toque especial com os filtros do Instagram ou de outros aplicativos. Você está naquele marzão verde do Nordeste, mas sempre dá para melhorar os tons, o contraste e a nitidez. Mas sempre com moderação. Evite usar diversos filtros em uma única foto ou exagerar nos ajustes. Quando o cenário já é lindo, não precisa mudar muita coisa. 

Essas foram algumas dicas de como tirar boas fotos durante sua viagem. Não importa se você usa celular ou máquina fotográfica, com cuidado e seguindo esses macetes, você pode conseguir excelentes registros e deixar seus amigos de queixo caído. 

Curtiu? Vai viajar ou conhece alguém partindo para algum destino inesquecível? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e passe as dicas adiante. 

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *