Afinal, qual é a diferença entre tapioca e beiju?

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Se você ainda não sabe a diferença entre tapioca e beiju, provavelmente nunca provou o que é uma das inúmeras maravilhas do Nordeste: seus pratos típicos. Quanto a isso, você precisa saber uma coisa: tais perdendo, visse?

Mesmo que a tapioca já tenha se tornado uma febra para além do Nordeste, ainda é muito comum que as pessoas confundam ela e o beiju. Isso pode ocorrer também porque, dependendo da sua região, ‘’tapioca’’ pode ter outro significado.

Para ter certeza do que difere a tapioca e o beiju, só tem uma forma: parar com o ‘’nunca vi nem comi, eu só ouço falar’’ e aprender mais sobre. Então, continue a leitura e descubra!

Tapioca

Para já começar a leitura deste texto sabido, saiba que tapioca e beiju são a mesma coisa. O que difere esses dois pratos são os ingredientes básicos. A tapioca é feita por meio da goma da mandioca, enquanto que o beiju é feito por meio da massa.

Essa goma é jogada em uma frigideira com o auxílio de uma colher ou uma peneira. À medida em que ela é aquecida, os pequenos pedaços da goma se juntam e formam um disco de massa — é a chamada tapioca.

Confusão nos nomes

A goma mencionada, por sinal, é comumente vendida no mercado como sendo chamada de tapioca. Isso pode fazer com que as pessoas pensem que tapioca é a farinha. Porém, esse é apenas o nome popular da goma, já que é a partir dela que surge o prato final da tapioca. Prova disso é a determinação da Anvisa para que toda embalagem de produto especifique seu nome técnico no rótulo.

Então, se você reparar com mais atenção, mesmo com o nome ‘’tapioca’’ em destaque no rótulo de um produto, logo abaixo o termo técnico sobre qual produto é aquele, como ‘’goma fresca de mandioca’’, é especificado.

O mesmo ocorre com a lata de Leite Moça — nome dado ao produto pela empresa — por exemplo. Em algum lugar dessa embalagem estará escrito o termo técnico para o produto, ou seja, ‘’leite condensado’’.

Beiju

Conforme já mencionado, o beiju é feito a partir da massa de mandioca ralada e peneirada. Ou seja, para esse prato específico, é utilizada a mandioca toda moída e não apenas a fécula — o que também torna o beiju muito rico em celulose, que ativa os movimentos intestinais.

Além da diferença entre tapioca e beiju já mencionada, o modo de preparo também é outro diferencial. O beiju pode ser preparado no forno, e não apenas na frigideira, como é o caso da tapioca.

Recheio dos pratos

Para rechear ambos os pratos, a escolha fica a seu critério. Mas, de modo geral, os recheios mais tradicionais variam entre queijo coalhado e coco. Porém, também vale adicionar doces.

Agora que você já aprendeu a diferença entre tapioca e beiju (ou melhor dizendo, que, praticamente, não há diferença) já pode saborear esse prato típico do Nordeste. Garanto que vai ser danado de bom!

Gostou do nosso post? Então, aproveite para nos seguir nas redes sociais e acompanhar nossas atualizações de conteúdo! Estamos no Facebook e Instagram.

Você também pode gostar

Um comentário em “Afinal, qual é a diferença entre tapioca e beiju?

Deixe uma resposta

-