Arroz de leite: aprenda a fazer esse prato típico do RN

arroz-de-leite-aprenda-a-fazer-esse-prato-tipico-do-rn
3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Não há dúvidas de que o Rio Grande do Norte está sempre surpreendendo os turistas, seja pelas belas paisagens, pelos pontos turísticos ricos em cultura e história, pela alegria do povo hospitaleiro ou ainda pela famosa culinária local. Afinal, quem já não ouviu falar do delicioso arroz de leite?

O prato típico de um dos estados mais encantadores do Brasil acompanha a tradicional carne seca e é uma excelente opção para agradar a família e os amigos nos almoços de final de semana. Se ficou com água na boca, separe os ingredientes agora mesmo e comece a preparar a deliciosa iguaria. Confira!

Entenda o que é arroz de leite

A combinação de arroz de leite com a carne de sol é um prato muito consumido no nordeste do país, principalmente pelo povo potiguar. A receita é antiga e tem passado de geração em geração como uma opção de refeição simples e saborosa que pode ser preparada com ingredientes fáceis de serem encontrados nos supermercados dos quatro cantos do Brasil.

Saiba como preparar o arroz de leite

Para fazer a receita, você deve separar os seguintes ingredientes e seguir o passo a passo do modo de preparo!

Ingredientes

  • 1 cebola roxa picada;
  • 1 colher (sopa) de óleo;
  • 1 xícara (chá) de arroz branco lavado e escorrido;
  • 1 xícara (chá) de leite de coco;
  • 1 xícara (chá) de queijo coalho cortado em cubos pequenos;
  • 1 xícara (chá) de carne seca desfiada e dessalgada;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 2 colheres (sopa) de coentro picado;
  • 1 pitada de sal;
  • queijo coalho ralado para polvilhar.

Modo de preparo

Em uma panela média, refogue a cebola com óleo quente até que ela murche. Adicione o arroz e refogue também. Em seguida, acrescente o sal, o leite de coco, 1 e 1/2 xícara de água e misture os ingredientes. Depois de baixar o fogo, tampe parcialmente a panela e deixe cozinhar até que o arroz seque. Então, desligue o fogo, tampe a panela e deixe o preparo em repouso por mais 5 minutos.

Em um recipiente refratário, você deve misturar o arroz com o queijo coalho, o creme de leite e o coentro. Misture bem e polvilhe o queijo coalho ralado para gratinar por aproximadamente 15 minutos no forno médio (200º). Sirva com a carne de sol!

Conheça as curiosidades sobre o arroz de leite salgado

Em geral, o arroz de leite salgado acompanha a carne seca ou o churrasco. Por isso, é um prato indicado para ser servido em reuniões familiares ou para os amigos. Se quiser incrementar a refeição, basta servi-lo com uma bela travessa de salada de folhas e abóbora — outra deliciosa iguaria da culinária nordestina.

Ainda é possível acrescentar que o arroz de leite foi trazido pelos portugueses no período colonial, sendo que, ao longo do tempo, sofreu alterações tanto da gastronomia indígena quanto da africana. Hoje em dia, é considerado um dos tradicionais pratos típicos do Rio Grande do Norte, não somente pela praticidade de fazê-lo, mas também pelo excelente sabor que apresenta!

Se gostou do post sobre arroz de leite, descubra também 3 coisas sobre o bobó de camarão que você ainda não conhece!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-