Home Bebidas típicas do Nordeste: 5 que você precisa experimentar

Bebidas típicas do Nordeste: 5 que você precisa experimentar

O Nordeste, a região do Brasil que tem as praias mais bonitas do país, o povo mais animado e os pratos mais deliciosos, tem muitas outras maravilhas relacionadas a sua cultura e tradição por revelar. Tudo bem que não  para falar de todas elas em um único texto, mas hoje separamos um assunto bem especial que vai fazer você se apaixonar ainda mais por esse lugar: as bebidas típicas do Nordeste. 

Que tal embarcar nessa deliciosa viagem e incluir novos sabores em seu próximo roteiro pela região? Confira 5 dicas de produtos típicos de  e  separe um espaço na mala para trazer algumas iguarias. Vamos começar? 

1. Cajuína 

Quando Caetano Veloso canta o xote “Cajuína”, ele faz referência a uma das bebidas mais populares de todo o Nordeste. Em Teresina, cidade citada na letra da canção, o produto é considerado patrimônio cultural e motivo de orgulho para o seu povo. No entanto, a cajuína não se limita somente ao Piauí. Em muitos outros estados, é possível degustar essa receita simples e saudável que a mesma não tem álcool e conta com diversos nutrientes de seu fruto: o caju. 

2. Garapa 

A garapa ou caldo de cana é também uma das delícias que você pode desfrutar pelas cidades nordestinas. Apesar da bebida ser comum também em outros cantos do Brasil e, provavelmente, você  ter experimentado alguma vez, no Nordeste ela tem uma importância maior. Afinal, a cana de açúcar tem papel fundamental também na elaboração do melado e da rapadura, dois doces famosos da terrinha. Mesmo já conhecendo, quem resiste a uma garapa com um pastelzinho à beira-mar? 

3. Guaraná Jesus 

Esse refrigerante incomparável teve origem no Maranhão, mas se expandiu por todo o Nordeste. Sua coloração rosa é inconfundível e seu gosto adocicado conquistou o paladar dos nordestinos. Nem a gigante Coca-Cola conseguiu competir com essa bebida regional, o que fez com que a empresa tomasse a decisão de comprar a marca e assumisse a sua distribuição experimentou? Se não, anote na lista de bebidas típicas do Nordeste que você vai precisar provar. 

4. Aluá 

Nesta época de festas tradicionais no Nordeste, além das comidas, você tem a oportunidade de conhecer algumas bebidas, como o Aluá. Essa receita conta, basicamente, com a fermentação de grãos de milho ou de casca de abacaxi, que é adocicada com rapadura ou açúcar mascavo. No entanto, cada estado tem seus ingredientes secretos e dão um toque especial a esse verdadeiro símbolo da gastronomia nordestina. 

5. Cachaça 

A tradicional cachaça não poderia ficar de fora da lista de bebidas típicas do Nordeste. Afinal, a região é uma das produtoras mais importantes do Brasil, com produtos de excelência que são exportados a preços altos para outros países. Estados como Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará, por exemplo, contam com alambiques e marcas com os mais variados tipos de pinga. Seja uma dose ou uma caipirinha, não deixe de degustar a verdadeira pinga nordestina. Ah, e não se esqueça: se beber, nada de dirigir. 

Essas foram algumas dicas de bebidas típicas do Nordeste que certamente vão ser úteis para pessoas dos mais diversos gostos. Se você planeja visitar algum estado dessa região em breve, não deixe de incluir essas delicias em seu roteiro gastronômico. 

E aí, curtiu? E será que seus amigos conhecem todas essas bebidas? Compartilhe o post em suas redes sociais e confira as reações deles. Quem sabe assim você não incentiva também aquele seu companheiro de viagem a arrumar as malas com você? 

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *