Home Centro de Turismo de Natal: história e curiosidades

Centro de Turismo de Natal: história e curiosidades

centro de turismo de natal prédio histórico

A incrível cidade de Natal reúne atrações turísticas para todos os gostos, estilos e idades: desde monumentos históricos, igrejas e fortalezas até uma agitada vida noturna, passando, é claro, pelas praias exuberantes. Isso sem contar a gastronomia pra lá de especial!

O Centro de Turismo de Natal, sem dúvida, é uma daquelas atrações que você simplesmente não pode deixar de conhecer. O antigo prédio que já foi presídio, orfanato e asilo no passado, hoje abriga inúmeras lojas de artesanato local, uma galeria de arte contemporânea, uma lanchonete, um restaurante e um forró imperdível.

Sua localização privilegiada proporciona uma vista impressionante para a Fortaleza dos Reis Magos, o Rio Potengi, praias urbanas de Natal e a Ponte Newton Navarro, que liga as praias do Forte e da Redinha. Veja aqui um pouco da história e algumas curiosidades desse lugar tão especial!

O prédio do Centro de Turismo de Natal

Seguindo o estilo arquitetônico neoclássico, a construção foi erguida entre o final do século XIX e início do século XX, sendo restaurada na década de 1970 para receber o que hoje conhecemos como Centro de Turismo. Em 11 de agosto de 1988, o prédio foi tombado como patrimônio histórico e artístico estadual.

O que encontrar no Centro de Turismo de Natal

Lojas

A grande maioria de suas lojas vende produtos regionais, valorizando a produção local e estimulando a economia da cidade e da região por meio de empreendedores de pequeno e médio porte.

As opções de compras incluem roupas femininas e masculinas, acessórios de cama, mesa e banho, além do incrível artesanato local: cerâmica, madeira, palha, louças diversas e muito mais.

História

O prédio do Centro de Turismo de Natal é, por si só, parte da história da capital potiguar. Um painel montado no local traz informações detalhadas sobre a história do prédio e da cidade, enriquecendo intelectualmente o visitante com conteúdo interessante e atrativo.

Há também uma galeria, que abriga exposições temporárias de arte popular, mas abriga ainda um grande acervo de peças de artistas locais à venda, pinturas, esculturas, xilogravuras, livros raros e antiguidades.

Restaurante e lanchonete

O Restaurante Marenosso possui pratos típicos da culinária potiguar, além de proporcionar uma vista incrível do litoral e oferecer experiências inesquecíveis aos turistas.

Para os que procuram algo mais rápido do que uma refeição completa no restaurante, a lanchonete também oferece boas opções.

Forró com Turista

Tradicional baile da cidade que acontece nas dependências do Centro de Turismo de Natal todas as quintas-feiras, a partir das 22h, desde 1987. Grupos locais são convidados para tocar o tradicional forró pé de serra. Os turistas e moradores locais interagem em uma festa incrível, regada de alegria e descontração. O evento acontece em todas as épocas do ano.

Outras informações interessantes

Em dias normais, fora de alta temporada, o Centro de Turismo recebe entre 400 e 500 pessoas, número que chega a dobrar em períodos de férias. O espaço abre diariamente, das 8h às 19h.

Além do restaurante e da lanchonete, outros pequenos estabelecimentos vendem quitutes típicos regionais, como os bolinhos de macaxeira (recheados com carne de sol e queijo coalho ou camarão com queijo coalho).

As lojas ocupam o espaço que anteriormente abrigava as celas do presídio que funcionou no local entre 1945 e 1969. Que transformação significativa, não?

Esperamos que tenha gostado de aprender mais sobre a história do Centro de Turismo de Natal: sem dúvidas um passeio imperdível em sua passagem pela cidade! Entre em contato com a Forró com Turista e saiba mais informações sobre essa festa, que você não pode deixar de conferir!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *