Home Conheça 5 artistas plásticos do Rio Grande do Norte

Conheça 5 artistas plásticos do Rio Grande do Norte

Que a natureza é a principal obra de arte das cidades potiguares, disso ninguém duvida. No entanto, nem só de praias, lagoas, dunas e outras belezas naturais vive essa região do Nordeste.  também os diversos artistas plásticos do Rio Grande do Norte — responsáveis por colorir ainda mais esse estado querido. 

Quer conhecer um pouquinho sobre as obras desses grandes nomes da arte potiguar e admirá-las em sua próxima viagem? Então, confira as dicas abaixo e se surpreenda! 

1. Dorian Gray 

Dorian foi um dos grandes artistas plásticos do Rio Grande do Norte. Infelizmente, nos deixou em 23 de janeiro de 2017, mas sua obra perpetuará por toda a eternidade. No final da década de 60, atuou como assessor na secretaria estadual de cultura do estado e contribuiu em muitos projetos artísticos e sociais. Entre telas, quadros e mosaicos, sua arte se espalha em diversos cantos e galerias de Natal. 

2.Thomé Filgueira  

Outro grande nome das artes plásticas do Rio Grande do Norte foi o professor Thomé Filgueira. Em 2008, teve um fim trágico em sua vida e não pode contribuir mais com novas obras. Quadros como “Visão Noturna da Ribeira”, “Amanhecer em Ponta Negra”, “Pedra do Rosário” e muitos outros retratam algumas belezas potiguares pelos olhos do pintor.  

3. Assis Marinho 

Assis Marinho foi um importante ícone para a cultura potiguar. Nascido na Paraíba, se mudou para o Rio Grande do Norte ainda menino, mas trouxe algumas lembranças e mazelas das secas do sertão. Prova disso é que suas obras, geralmente, retratam essa triste realidade sertaneja. Em um estilo barroco, suas telas trazem temas como trabalho e religiosidade. 

4. Ambrósio Córdula 

Ambrósio herdou o talento de seu pai, Fé Córdula, outro grande artista plástico da história do Rio Grande do Norte. Um orgulho para o Nordeste e todo o Brasil. Até mesmo o Papa Francisco, ao visitar a cidade de São Gonçalo do Amarante, foi presenteado pelo prefeito com uma peça em madeira esculpida pelo artista com a imagem dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, canonizados pela igreja. 

5. Luzia Dantas 

Para fechar a nossa lista de artistas plásticos do Rio Grande do Norte, não poderíamos deixar de citar a respeitada Luzia Dantas. Sem sombras de dúvidas, Luzia é a mais importante santeira do Nordeste. Desde pequena, se dedicou a produzir obras esculpidas em madeira. No entanto, foi quando começou a focar em imagens católicas que ganhou o merecido reconhecimento. 

Um lugar para passear em Natal e admirar algumas dessas obras 

Quem vai a Natal pode e deve tirar um dia para visitar a galeria de arte do Centro de Turismo. Além de restaurante, exposições, lojas e uma animada festa de forró, esse centro cultural tem um acervo com algumas dessas obras e de outros artistas plásticos do Rio Grande do Norte. Vale a pena conferir! Anote o endereço: Rua Aderbal de Figueiredo, 980  Petrópolis, Natal. 

Essas foram nossas dicas sobre alguns artistas plásticos do Rio Grande do Norte e suas obras. Sem dúvidas, conhecer um pouco da arte local permite explorar a história e enxergar as belezas do Nordeste com outros olhos. Inclua isso no seu roteiro e se surpreenda! 

Vai para o RN e quer conhecer um pouco mais sobre a arte local? Então, não deixe de conferir nosso post sobre o artesanato do estado e onde encontrar algumas peças!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *