Home Conheça a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, primeira de Natal

Conheça a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, primeira de Natal

Engana-se quem pensa que o roteiro de viagem em Natal inclui somente passeios à beira-mar. A beleza dos templos religiosos que estão espalhados pela cidade é uma atração que recebe a visita de milhares de turistas. Entre as construções que simbolizam fé, a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação merece destaque.

Construída em 1599, no início do século XVIII, essa é a igreja natalense mais antiga. Uma pequena capela foi especialmente construída para a celebração da missa de fundação da capital. Após algumas obras, o alicerce original foi ampliado e, atualmente, o espaço comporta mais fiéis durante as celebrações.

Assim como em outros lugares históricos, existem algumas curiosidades que cercam essa honrada construção religiosa. Ficou curioso para saber do que se trata? Continue a leitura e confira!

Entenda a origem do nome

O templo católico mais antigo de Natal foi denominado em homenagem à padroeira do município. De acordo com as narrativas populares, uma imagem de Nossa Senhora do Rosário foi encontrada por pescadores no rio Potengi, em 21 de novembro de 1753, dia em que se comemora a Apresentação de Maria ao Templo de Jerusalém.

Antes desse acontecimento, a santa já havia sido escolhida para designar a primeira igreja do Rio Grande do Norte e ganhou a sua primeira paróquia no Brasil. A missa número um foi celebrada 25 em dezembro de 1599.

Descubra qual foi a outra serventia do espaço

Antigamente, enterrar corpos em igrejas era um costume muito comum, até mesmo considerado status, visto que muitas famílias ricas recebiam permissão para sepultar seus entes queridos nesses locais.

Mas, em Natal, a história é um pouquinho diferente. Como a cidade não dispunha de cemitério, os corpos dos fiéis eram enterrados dentro da igreja e nos arredores do cruzeiro. Estranho, não é mesmo?

Apesar de esse costume ter sido interrompido há muitos anos, somente em 1994 o corpo de André de Albuquerque Maranhão, um antigo capitão de Rio Grande — hoje Rio Grande do Norte —, foi encontrado. O homem foi jogado com as mãos acorrentadas pela janela de um palácio e morreu.

Saiba por que a igreja foi restaurada diversas vezes

O que hoje é conhecido como Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, era antes apenas uma capela simples e sem portas. O tempo passou e o lugar de devoção precisou ser ampliado para comportar mais pessoas. Depois, a fachada principal também passou restauração.

Até a época atual já foram feitas, no mínimo, cinco reformas. As intervenções foram necessárias para a construção da torre, reconstrução do piso, instalação do sino, altares laterais e adornos arquitetônicos.

Conheça a oração dedicada a Nossa Senhora da Apresentação

Existe uma oração criada como prática para quem deseja adorar, agradecer ou fazer um pedido à santa. Aprenda conosco!

“Minha boa Mãe do Céu, Nossa Senhora da Apresentação que, aos três anos subistes às escadarias do Templo para vos consagrardes inteiramente a Deus, praticando assim o ato de religião o mais agradável ao Senhor, seja-vos também agradável, a nossa homenagem, a nossa consagração.

Consagrastes ao Senhor, ó Rainha do Céu, o vosso espírito e vosso coração, em flor de infância, o vosso corpo e todas as potências do vosso ser pelo sacrifício total, o mais generoso e desinteressado, pela mais solene imolação que o mundo já viu, antes da imolação do Calvário.

Nós, aqui na terra de exílio, unimos aos espíritos celestes que assistiram a esta augura cerimônia que é como prelúdio de todas as vossas festas e com eles e todos os santos cantamos as glórias da vossa Apresentação benditíssima. Amém.”

O turismo religioso é uma ótima oportunidade de passeio em Natal. Reserve um dia para conhecer a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação e outros monumentos históricos. Essa é uma escolha interessante que vai proporcionar que você volte para casa com uma excelente bagagem cultural.

Aproveite e veja as dicas de lugares para incluir no seu roteiro religioso e saiba o que visitar quando estiver por aqui!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *