Home Conheça os pontos turísticos e históricos de Natal

Conheça os pontos turísticos e históricos de Natal

Engana-se quem visita Natal achando que a capital potiguar se resume somente a lindas praias e cenários naturais de cair o queixo. Além desses atrativos, a cidade possui também um rico lado cultural e histórico. São igrejas, monumentos, praças, memoriais e espaços de cultura e arte que, com toda certeza, devem fazer parte do roteiro do visitante. 

Se você pretende viajar para , anote todas as dicas abaixo que separamos sobre alguns pontos turísticos de Natal imperdíveis. 

1. Capitania das Artes 

Não poderíamos começar a falar sobre a cultura de Natal sem citar a famosa Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), um dos pontos turísticos de Natal mais interessantes. Essa instituição, um dos pilares culturais mais importantes do estado do Rio Grande do Norte, é responsável por gerir boa parte dos eventos da capital potiguar. Sua sede, em um prédio com arquitetura ao estilo neoclássico, abriga os mais variados espetáculos e apresentações artísticas. Além disso, o espaço conta com auditórios, lojas de artesanatos, e constantemente é palco de diversas exposições. 

O centro cultural fica localizado à Rua Câmara Cascudo, 434, no bairro Cidade Alta. 

2. Igreja Nossa Senhora da Apresentação (Igreja Matriz) 

O imponente templo católico é um dos pontos turísticos de Natal com mais valor histórico para a cidade. Tombada pelo governo do estado, a igreja é uma das poucas erguidas no início do século XVII no Brasil e se encontra em perfeito estado de conservação 

O monumento fica localizado no outeiro do sítio onde Jerônimo de Albuquerque Maranhão fundou a cidade, e se destaca pela sua grandeza e beleza arquitetônica. Visitada diariamente por turistas e fiéis da padroeira de Natal, o centro de orações é também um marco da história do país, sendo mantido desde a conquista dos europeus. 

3. Praça André de Albuquerque 

A mesma praça que abriga a Igreja Matriz foi o marco zero da cidade de Natal. Apesar das modificações e obras realizadas ao longo dos anos, o peso histórico-cultural do local se mantém vivo até os dias atuais.  

O nome da praça faz referência a André de Albuquerque, revolucionário que lutou pela independência do Brasil e bisneto do fundador Jerônimo de Albuquerque.  

4. Casa da Viúva Machado 

Entre lendas e histórias reais, a tal Viúva Machado faz parte dos contos dos cidadãos natalinos. Conhecida popularmente como a “comedora de fígados”, a assustadora imagem criada da mulher é bem diferente da história verdadeira. Seu nome era Amélia Duarte Machado e foi casada com um rico português, dono de diversas terras na região.  

Em 1910, a atual casa foi erguida ao lado da Igreja do Rosário, de forma imponente como um palacete. Após a morte de seu marido, a então Viúva Machado assumiu todas as heranças, porém manteve-se isolada boa parte da vida. A partir daí boatos começaram a rodear entre os locais, que deram origem às famosas lendas populares. 

5. Centro de Turismo de Natal 

Um dos pontos turísticos de Natal mais frequentados pelos seus visitantes é o famoso Centro de Turismo da capital. O prédio, que desfruta de uma privilegiada vista para as principais praias urbanas da capital, abriga também inúmeros atrativos para o viajante que visita a cidade. Em seu interior,  exposições de artesanato, um importante memorial sobre a história do edifício, restaurantes. Conta ainda com a tradicional festa de forró todas as quintas às 22h. Ideal para quem busca dançar e se divertir. 

Todos esses pontos turísticos de Natal merecem ser visitados por quem chega à cidade e, sem dúvida, completam ainda mais a beleza e a riqueza cultural desse paraíso nordestino. 

Quer conhecer todos esses atrativos da cidade e ainda aproveitar nossas noites de forró? Entre em contato conosco e saiba mais.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *