Conheça os principais teatros em Natal

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Você gosta de turismo cultural? Deseja conhecer centros históricos, ver a cidade por outros ângulos, aproximar-se da cultura local e ter um contato mais profundo com o destino? Então, que tal visitar teatros em Natal?

Trata-se de uma deliciosa alternativa para desacelerar e alternar com as enérgicas atrações da capital. Esses espaços fazem parte da história da cidade e recebem grandes espetáculos artísticos e musicais.

Ficou curioso? Continue a leitura e aproveite as dicas que preparamos!

Teatro Riachuelo

Localizado dentro do Midway Mall, no bairro Tirol, o Teatro Riachuelo é um espaço para grandes eventos. Inaugurado em 2010, ele recebe desde peças teatrais, musicais e apresentações de dança até grandes shows internacionais. O ambiente é dividido entre plateia, camarotes, frisas e balcão nobre, com capacidade para receber mais de 1,5 mil espectadores.

A estrutura conta ainda com chapelaria, bar, loja, acesso adaptado a pessoas com necessidades especiais e duas salas de convenções, que recebem entre 70 e 90 pessoas. O teatro também dispõe de ambientes exclusivos para eventos menores e coquetéis.

O lugar já recebeu mais de 700 eventos, somando um público superior a 830 mil espectadores. Entre os grandes nomes que já pisaram na casa, estão: Alceu Valença, Elba Ramalho, Elza Soares, Roberto Carlos, Disney Live!, Ney Matogrosso e Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte.

Teatro Alberto Maranhão

O centenário teatro, inaugurado em 1904, é declarado Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Norte. Sua principal característica é a arquitetura em Art Nouveau: basta caminhar um pouco pela estrutura para sentir a conexão com a arte e as construções francesas do final do século XIX.

Vale ressaltar que os pisos são revestidos com cerâmica belga, o que torna o ambiente ainda mais especial. Todo o prédio é digno de admiração e boas fotos, mas o pátio a céu aberto é uma atração à parte. Cercado de palmeiras e com a beleza da luz natural, trata-se de um ótimo espaço para passar o tempo. Também há algumas fotografias antigas do local, da época em que foi inaugurado.

O Teatro Alberto Maranhão está localizado no Centro Histórico de Natal, no bairro da Ribeira. A visitação é gratuita, já os espetáculos cobram ingressos (cujos valores dependem da atração). O lugar recebe desde apresentações de grupos locais até grandes produções, além de oferecer aulas de dança, cursos temporários, salas para eventos de grande porte e um espaço destinado a apresentações fixas.

Casa Ribeira

Imagine um complexo de cultura com uma sala de teatro, uma sala de arte contemporânea, um laboratório de ideias e um café e ponto de cultura. Esta é a Casa da Ribeira, que fica em um casarão construído em 1911 e localizado no bairro Ribeira. A região é tombada pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Brasileiro.

O espaço é voltado para apresentações musicais, peças de teatro, espetáculos de dança, exposições, projetos artísticos e sessões de contos. Em 12 anos de atividade, a Casa já recebeu mais de dois mil espetáculos diferentes, somando mais de 180 mil espectadores. Portanto, se você curte história e cultura, programe sua visita.

Centro de Turismo

O que acha de unir cultura e entretenimento? Trata-se da proposta do Centro de Turismo de Natal, localizado no bairro Petrópolis. Apesar de não ter um teatro, o espaço conta com vários ambientes que apresentam a história, a arte, a gastronomia e os costumes da cidade. 

O prédio, que também é tombado como patrimônio histórico, inclui uma galeria de arte, restaurante e lanchonete com vista para a praia, além das lojas de artesanato. Mas a tradicional festa Forró com Turista é um capítulo à parte — há 30 anos, as quintas-feiras são animadas ao som do forró pé de serra.

Viu como vale a pena incluir essa atividade no seu roteiro de viagem? Seja por gosto pessoal, curiosidade ou até para salvar a programação em um dia de chuva, trata-se sempre de uma boa escolha. Conhecer teatros em Natal vai além de uma atração turística: é ver de perto como a arte desenvolvida pelas produções locais e nacionais se conecta com a cidade. Experimente!

Gostou das sugestões? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos principais atrativos turísticos de Natal!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-