Home Descubra 5 formas de comer camarão à cultura potiguar

Descubra 5 formas de comer camarão à cultura potiguar

Você sabia que a palavra potiguar tem mais de uma definição? Além de ser empregada para designar os nascidos no Rio Grande do Norte, o termo vem do tupi e significa “aquele que come camarão”. Isso explica a paixão do nosso povo pelo crustáceo que é encontrado em abundância no litoral do estado.

Comer camarão à cultura potiguar é uma experiência que todo visitante deve ter. O gosto delicado ou mais intenso — caracterizado de acordo com a espécie utilizada — é uma particularidade recorrente em diversos pratos servidos nos restaurantes de Natal.

Então, se você planeja visitar a cidade em breve, saiba que, além de conhecer lindíssimas praias, será preciso incluir no roteiro os passeios que envolvem a culinária local. Para deixar você com um pouquinho de água na boca, separamos neste post 5 especialidades típicas da culinária com camarão. Confira!

1. Camarão sertanejo

Essa deliciosa receita leva outro ingrediente típico nordestino: o queijo coalho, um tira-gosto muito vendido nas praias.

O camarão sertanejo é temperado com sal e pimenta. Depois, salteado na manteiga da terra com creme de nata e gratinado com queijo sobre o arroz branco. Essa criação é comumente servida junto a uma porção de macaxeira frita, para acompanhar.

2. Baião à potiguar

O baião é um prato famoso em todo o país. Contudo, como a sua origem é tipicamente nordestina, aqui você vai apreciar a melhor versão dessa iguaria.

O preparo do baião à potiguar é simples. Utilizando a mesma panela, primeiro cozinha-se o feijão e depois o arroz. A seguir, camarão, bacon, calabresa e queijo coalho são salteados na manteiga da terra para serem adicionados aos demais ingredientes. Na hora de servir, o cheiro-verde é distribuído por cima do baião de forma a proporcionar um toque especial.

3. Camarão nordestino

Sem dúvida, esse prato é uma excelente oportunidade para comer camarão à cultura potiguar. Acompanhado por carne de sol desfiada na nata, os camarões grelhados são servidos junto ao arroz da terra com cubos de queijo coalho, macaxeira frita e feijão-verde.

4. Camarão à provençal

Quer um petisco para acompanhar uma cerveja bem gelada ou uma boa dose de cachaça produzida no Rio Grande do Norte? O camarão à provençal é uma ótima pedida!

O seu preparo é simples e rápido. Basta colocar alho, sal, pimenta-do-reino e ervas frescas em uma frigideira com azeite e manteiga. Quando a panela estiver quente, o camarão deve ser colocado para dourar de ambos os lados.

5. Camarão contemporâneo

Uma opção muito gostosa para ser degustada em família! Nessa variedade, os camarões salteados na manteiga são servidos ao molho de tomate com alcaparras e champignons. O arroz ao pesto de manjericão e a batata sauté completam a explosão de sabores. Vale a pena provar!

Viu como a culinária natalense é espetacular? As receitas acima são apenas uma pequena amostra das inúmeras possibilidades para se comer camarão à cultura potiguar. Com certeza, você vai se encantar pela diversidade gastronômica e querer experimentar essas e outras delícias!

Quando vier a Natal, faça uma visita ao Centro de Turismo. Você conhecerá um pouco da cultura local e também o restaurante, localizado no mesmo prédio.

Entre contato para verificar nosso horário de atendimento e dar uma espiadinha no cardápio. Você não vai se arrepender!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *