Home Forró pé de serra: saiba mais sobre o ritmo tradicional do Nordeste

Forró pé de serra: saiba mais sobre o ritmo tradicional do Nordeste

213381-forro-pe-de-serra-saiba-mais-sobre-o-ritmo-tradicional-do-nordeste

Não tem dança mais popular no Nordeste que o forró pé de serra. Apesar da música nordestina ter evoluído e ganhado novos formatos, a origem de tudo está ligada ao ritmo composto, basicamente, pela sanfona, zambumba e triângulo. Gonzagão foi seu maior divulgador; o forró atravessou fronteiras, gerações e, ainda hoje, agita as pistas do Brasil inteiro.

Por mais simples que possa parecer, o forró pé de serra esconde diversas riquezas e curiosidades ao longo de sua história. Quer conhecer um pouquinho delas? Se achegue mais então.

A origem do nome

A origem do termo forró ainda é motivo de muita dúvida. Há quem defenda que o termo surgiu da interpretação do inglês “for all”, quando militares americanos que trabalhavam na base de Natal se referiam a uma festa para todos. No entanto, tudo indica que o nome seja apenas uma forma reduzida de forrobodó, que significa arrasta pé, farra, festejo etc. Independentemente de quem tiver razão, o fato é que o ritmo se tornou o maior patrimônio cultural de toda uma nação.

O ritmo que anima o Nordeste

O forró pé de serra também é o responsável por agitar as tradicionais festas juninas de todo o país. Nessa época do ano, não há quem resista a dançar uma quadrilha, pular a fogueira, comer as comidas típicas nordestinas, interpretar aquele casamento confuso e, claro, se divertir muito. Tudo isso sempre ajudou a valorizar a cultura popular e a fomentar o turismo em diversas cidades do Nordeste.

Os principais nomes do Forró Pé de Serra

Mesmo com a onda do forró eletrônico, do arrocha e outros ritmos mais recentes, o forró pé de serra ainda se mantém vivo e com nomes que vão perdurar por longos anos na história do ritmo. O inesquecível baião de Luiz Gonzaga, o animado xaxado de Marinês, a incomparável mistura de Jackson do Pandeiro e a irreverência de Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Alceu Valença e outros grandes artistas são alguns exemplos da primeira e segunda geração do forró pé de serra.

Forró com turista

Quem vai a Natal tem a oportunidade de conhecer uma das mais animadas festas de todo o Nordeste. O Forró com Turista promove um encontro entre locais e turistas que querem dançar e se divertir ao som do que tem de melhor do forró pé de serra e da música nordestina. O evento é referência na capital potiguar e conta com dançarinos da casa dispostos a ensinar os passos aos turistas mais engessados.

Para quem deseja experimentar as diversas especialidades da região, o restaurante Marenosso oferece petiscos típicos para alegrar ainda mais a sua festa. Curtiu a ideia? Que tal planejar umas férias por lá?

Essas foram algumas dicas sobre o tradicional forró pé de serra, o ritmo mais importante da vasta cultura musical nordestina. Agora, é hora de preparar a sandália de couro e arrastar o pé no salão.

Curtiu o post? Quer visitar Natal e curtir a melhor festa da cidade? O Forró com Turista acontece todas as quintas no Centro de Turismo. Entre em contato conosco para conhecer mais sobre o evento e garantir sua diversão.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *