Home Frutas do Nordeste: 5 opções que você deve experimentar

Frutas do Nordeste: 5 opções que você deve experimentar

Quando Alceu Valença escreveu a letra de Tropicana, ele teve fontes de inspiração de sobra. Afinal, cada uma das frutas do Nordeste que cita em seu forró faz parte do dia a dia das feiras, dos mercados e das casas de todo nordestino. Mas isso é privilégio também do turista que visita os estados da região mais bonita do Brasil e tem a oportunidade de experimentar os sabores e cores inconfundíveis dessas maravilhas comestíveis que a natureza preparou. 

Quer conhecer mais um pouquinho sobre essas frutas e ficar com água na boca? Confira a lista que preparamos para você. Vamos lá?

Conheça 5 frutas do Nordeste que você deve experimentar 

1. Cajá 

Também conhecida como cajá-manga ou cajarana, essa não é uma das mais conhecidas frutas do Nordeste. De cor amarela, casca dura e com uma aparência similar à de uma manga pequena, seu sabor é inconfundível. Ao ser consumida pura, pode ser um pouco ácida ao paladar da maioria. Porém, o suco ou o sorvete são imbatíveis e conquistam qualquer um que experimente.

2. Graviola 

Outra deliciosa fruta que não poderia ficar fora de nossa lista é a famosa graviola. Sua enorme polpa permite boas doses de sucos, sorvetes e por que não uma batida especial? Além do seu sabor único, seus nutrientes têm poderes anticancerígenos, antibacterianos e antidepressivos. É encontrada em diversos estados do Nordeste, entre eles, o Rio Grande do Norte. 

3. Umbu

Pode ser que muita gente já tenha ouvido falar nele, mas, provavelmente, a maioria nunca nem viu. O umbu é uma fruta verde, pequena e com pouca carne. É comum em áreas de caatinga, pois resiste muito bem ao calor e à seca. Seu consumo pode ser in natura, porém é mais comum encontrá-lo em lojas de sucos. O sabor é um pouco azedo, no entanto, delicioso. Entre as frutas do Nordeste, é mais uma que ganha destaque pelos benefícios medicinais.

4. Siriguela 

Essa fruta pode ser encontrada em diversos cantos do país, mas nada se compara aos estados nordestinos. No Rio Grande do Norte, especialmente no litoral, é muito comum se deparar com vendedores oferecendo a siriguela, em plena estrada. Oportunidade única para o visitante experimentar o seu gosto bem característico. Mas, caso a fruta pura não agrade ao paladar, não deixe de provar um suco, sorvete ou doce da mesma. Com certeza vai adorar!

5. Pitomba 

Outra fruta desconhecida no resto do Brasil, mas que é sucesso no Nordeste, é a pitomba. Também é vendida em feiras, estradas e nas praias do Rio Grande do Norte e de outros estados. Seus cachos ostentam inúmeras bolinhas de cor alaranjada. Dentro delas, há uma pequena polpa com um sabor entre o doce e o ácido. Uma verdadeira delícia!

Essas foram nossas dicas sobre algumas frutas do Nordeste. Elas são encontradas em todos os estados, inclusive, em nosso Rio Grande do Norte. Se você tem uma viagem planejada, pode separar um tempo para degustar e conhecer esses novos sabores.

Curtiu? Já conhecia alguma delas? Compartilhe o post em suas redes sociais e veja qual a reação de seus amigos.

 

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *