Morro do careca: veja como visitar a duna mais famosa do Brasil

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Cartão-postal de Natal, o Morro do Careca é parada obrigatória para quem visita a cidade. A duna, localizada na Praia de Ponta Negra, oferece aos turistas uma linda paisagem, que fica ainda mais fascinante durante o pôr do sol. 

Ficou curioso para conhecer a história desse lugar e quer aprender algumas das suas principais características e curiosidades? Então continue a leitura e saiba como aproveitar ao máximo sua vinda a Natal!

O Morro do Careca

A atração é uma duna de 107 metros de altura, que fica na Praia de Ponta Negra, no bairro que leva o mesmo nome, em Natal. Hoje, a região é Monumento Natural, categoria que reconhece a importância do lugar e a necessidade de preservação de sua vegetação e formação típica.

O turista que quer ir ao local pode observar a duna à distância e aproveitar para conhecer parte da região. A Praia das Tartarugas, por exemplo, fica atrás do Morro do Careca e tem acesso liberado aos turistas. Ela é perfeita para quem quer curtir uma região mais isolada, na qual é possível visualizar tartarugas e golfinhos. Além disso, o mar agitado e as muitas ondas são ideais para quem gosta de surfar. 

Vale destacar que a praia não tem estrutura, mas a visitação é aberta e abriga bem os turistas que desejam conhecer regiões mais desertas, para ter um contato íntimo com a natureza. O local também funciona como parada para barqueiros que querem chegar até Pirangi ou ir a Ponta Negra.

Em Ponta Negra, inclusive, é possível desfrutar de uma paisagem inigualável, bem como de restaurantes, quiosques, hotéis e pousadas.

A história do Morro do Careca

Você sabia que a extensão da duna, de 107 metros, corresponde a um prédio de 32 andares? Agora, a região encanta pela paisagem que oferece aos turistas, mas também já foi local perfeito para admirar uma vista panorâmica de Natal e praticar o skibunda brincadeira em que as pessoas descem o morro deslizando sobre a areia.

Por mais que a atividade fosse muito divertida, a visita dos turistas passou a comprometer as características naturais da região, já que a areia descia com a prática e, por isso, o morro diminuía. Além do mais, a mata de restinga ao redor da duna não era preservada.

Devido a tudo isso, o acesso foi proibido na década de 1990. Atualmente, existe uma cerca de proteção que impede a visitação, mas isso não limita a possibilidade de ainda apreciar a beleza do local.

As curiosidades sobre o Morro do Careca

A principal curiosidade sobre a duna tem a ver com o seu nome. A faixa de areia entre as duas regiões com vegetação explica a brincadeira: vista de longe, há quem compare a ausência de vegetação na área da duna à cabeça de uma pessoa careca.

Para os próximos anos, a ideia é abrir a região para visitação — preservando o meio ambiente, é claro — e construir ali um bondinho no qual os turistas poderão sair da Praia de Ponta Negra e ir até o alto do morro. Essa é uma medida que tem como objetivo fomentar ainda mais o turismo na região, mas que ainda não foi implementada.

O Morro do Careca tem muita história para a população de Natal, e é um lugar perfeito para quem quer conhecer um pouco mais da cidade e ver de perto as maravilhas que a região tem a oferecer. Além de ver a duna, é possível ir a praias variadas na redondeza  da confortável Ponta Negra à idílica Praia das Tartarugas.

Gostou de conhecer mais sobre esse cartão-postal da capital do Rio Grande do Norte? Aproveite a vinda ao nosso site e saiba também por que você deve fazer um passeio de buggy em Natal!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-