Home O que é o Circuito Cultural Ribeira e como conhecer?

O que é o Circuito Cultural Ribeira e como conhecer?

História, religiosidade, arte e gastronomia estão reunidas em Natal e compõem um cenário cultural bastante expressivo. Uma vez por mês essas representações aparecem no Circuito Cultural Ribeira e proporcionam a todos uma tarde agradável.

A iniciativa surgiu com o propósito de valorizar o bairro da Ribeira — com grande valor histórico na cidade — e convocar as manifestações artístico-culturais para oferecer entretenimento de qualidade.

A atração é uma excelente oportunidade para participar de oficinas e apreciar um pouco de música, poesia, teatro e dança produzidos pelos potiguares. Então, se você quer incrementar o seu roteiro de viagem com opções além da praia, confira as dicas neste post!

História do projeto

Vários espaços culturais estão sediados na Ribeira, local onde a arte se expressa com mais intensidade. Dessa característica, surgiu a ideia de reuni-los para promover diversas atividades culturais no Circuito Cultural Ribeira.

Após um intervalo, o projeto foi retomado no segundo semestre de 2018 e segue o mesmo formato dos anos anteriores: ocupação dos centros culturais e algumas ruas do bairro com programação variada.

Atrações oferecidas ao público

A variedade de ações desenvolvidas no Circuito Cultural Ribeira é um grande benefício para os turistas que gostam de prestigiar shows, exposições, danças urbanas e artes variadas. O público de lá é bastante variado. Crianças, adolescentes e adultos se misturam pelas ladeiras com o objetivo de assistir peças teatrais ou dançar ao som discotecagem.

Além de proporcionar um excelente passatempo nas ruas da Ribeira, o projeto tem entre os objetivos o compromisso de ajudar na conscientização da importância de preservar os prédios e ruas históricas. Para isso, são promovidas algumas ações de educação patrimonial para Natal continuar uma cidade bonita e bem conservada.

Não é preciso desembolsar valores em dinheiro para participar do circuito. Toda a programação é disponibilizada gratuitamente aos moradores e visitantes. Vale a pena conferir!

Horário e endereço das atividades

O Circuito Cultural Ribeira acontece sempre no segundo domingo do mês. As ações começam a partir das 16 h e vão até 22 h. Ou seja, é possível curtir a praia ou visitar outros pontos turísticos durante o dia e, depois, prestigiar a cultura natalense.

A programação acontece dentro dos espaços culturais e também nas ruas. As vias principais do evento são Frei Miguelinho, Chile, Avenida Duque de Caxias e Praça Augusto Severo.

Outros atrativos turísticos de Natal

Reservar o dia do Circuito Cultural da Ribeira para turistar pela cidade é uma ótima escolha. Essa região é cercada por pontos turísticos, como a igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação e de Santo Antônio.

Outro lugar igualmente importante é o Centro de Turismo. O local é bastante frequentado e tem uma linda vista para as praias na zona urbana. Nas noites de quinta-feira, o Forró com Turista é o responsável por agitar o local ao som de muita música nordestina.

Natal é um lugar que reserva inúmeras opções de lazer. O Circuito Cultural Ribeira é um ótimo evento para quem deseja conhecer a diversidade cultural da cidade. Portanto, fique atento às datas do projeto e marque presença!

Você já sabe quando vai visitar Natal? Então, aproveite e confira também as dicas para economizar na viagem e aproveitar sem dívidas!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *