Home Onde ficar em Natal: hotel ou pousada?

Onde ficar em Natal: hotel ou pousada?

O Rio Grande do Norte é conhecido por suas belas praias, grandes dunas, vegetação exuberante, clima agradável e bons ventos. E o melhor: essas condições são válidas para o ano todo! Com tantas vantagens, fica fácil programar uma viagem para esse destino.

Entretanto, ao planejar a viagem, muitos turistas têm dúvidas sobre onde ficar em Natal. Para resolver isso, produzimos este texto com todos os detalhes sobre os dois principais meios de hospedagem: hotel e pousada. Confira!

Hospedagem em hotel

É o meio de hospedagem mais comum, tanto pela comodidade quanto pelo acesso. O quarto é mobiliado, tem banheiro privativo, telefone, frigobar e internet sem fio. O hóspede não precisa preocupar-se em colocar toalha e roupas de cama no dormitório, pois são disponibilizados pelo hotel, assim como itens de higiene. Eles podem ser trocados de acordo com a necessidade do hóspede.

Os serviços básicos incluem estacionamento, recepção, café da manhã — que pode ser incluído na diária —, restaurante, academia, piscina e sauna. Os hotéis mais sofisticados oferecem serviços extras, como lavanderia, sala de jogos, bar, spa, traslado e até banheira de hidromassagem. Para saber como funcionam essas comodidades, verifique a classificação por estrelas:

  • uma estrela: simples e econômico, mas atende aos requisitos mínimos de infraestrutura e qualidade;

  • duas e três estrelas: fazem parte dos hotéis turísticos;

  • quatro estrelas: têm qualidade turística superior e atendem à categoria de negócios;

  • cinco estrelas: são os mais sofisticados e refinados, pois oferecem serviços de luxo.

Os hotéis também são divididos em modalidades de acordo com o ambiente:

  • hotel;

  • resort;

  • hotel-fazenda;

  • hotel histórico.

Hospedagem em pousada

Diferente do hotel, a pousada é instalada em empreendimentos horizontais com, no máximo, três andares. O número de quartos é reduzido: cerca de 30 unidades habitacionais e 90 leitos. Ou seja, trata-se de um ambiente mais intimista, com lembrança de uma casa. Mesmo sendo menor que o hotel, a pousada oferece serviços básicos de hospedagem, como estacionamento, recepção, alojamento e alimentação.

As pousadas podem ser mais charmosas, porque têm a arquitetura e decoração de acordo com o ambiente em que está instalada. Por exemplo, se estiver em uma  praia ela terá um clima mais tropical, se for no campo terá um clima interiorano, cercado pela natureza, mas se for na serra terá um clima rústico e aconchegante. Em todos os casos, o atendimento é um diferencial: tem tom familiar, oferecendo um serviço mais pessoal.

A estrutura pode conter um único prédio ou dividir-se em penas habitações, como chalés e bangalôs, garantindo privacidade total aos hóspedes. Normalmente oferecem condições especiais para viagens em feriados prolongados e finais de semana.

Viagem personalizada

Agora que você conhece as duas formas de hospedagem, é hora de escolher qual a ideal para a sua estadia em Natal. Leve em consideração os seus gostos e preferências para sentir-se mais confortável.

Por exemplo, se você gosta de ficar perto do centro urbano e preza por conforto e comodidades mesmo que custe um pouco mais, o hotel é o mais recomendado. O mesmo vale para quem viaja a negócios e prefere um ambiente mais reservado.

Porém, se você viaja a lazer e busca por uma interação maior em família, em casal ou entre amigos, o clima intimista da pousada pode agradar mais. Além disso, o atendimento é mais pessoal e os preços são mais convidativos, oferecendo um ótimo custo-benefício.

E então, já decidiu onde ficar em Natal? Lembre-se de que, independentemente de optar por hotel ou pousada, a sua visita à capital do Rio Grande do Norte deve basear-se no seu estilo de turismo, criando uma viagem personalizada. Só assim você terá experiências únicas e levará boas lembranças de Natal.

Gostou do texto? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe nossas dicas de turismo!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *