Paçoca de carne de sol: aprenda a fazer esse prato típico Nordestino!

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Você sabia que o carro chefe da culinária do Rio Grande do Norte é a carne de sol? Preparada de diversas maneiras, a iguaria agrada desde os paladares mais simples aos mais exigentes. Assim sendo, não há como resistir à famosa paçoca de carne de sol, que é considerada um dos mais famosos pratos típicos do Nordeste.

Se você ficou com água na boca, conheça a origem da paçoca de carne de sol e aprenda como fazer essa deliciosa comida nordestina!

A origem da paçoca de carne de sol

A palavra “paçoca” tem origem no termo “poçoca”, cujo significado é esmigalhar à mão, esfarinhar, desfiar ou pilar. O modo de preparar a paçoca muda de acordo com a região do país.

Por exemplo, no Sul do Brasil, a paçoca é pilada com o milho e a farinha. Já no Norte do Brasil, é utilizada castanha assada, socada no pilão com farinha d’água, açúcar e sal. A versão do Sudeste é feita de amendoim pilado e açúcar, enquanto para os nordestinos é a mistura de carne seca e pilada com farinha de mandioca.

Antigamente, a paçoca era preparada com a carne seca assada na brasa e socada com a farinha até ficar desfiada por completo. Porém, ao longo do tempo, acrescentou-se um refogado de cebola, alho e manteiga do sertão.

Receita de paçoca de carne de sol

Aprenda a fazer o tradicional prato típico nordestino, seguindo a receita que trouxemos para você!

Ingredientes

  • 1 kg de carne de sol magra;
  • 1 cebola grande roxa ou branca picada;
  • 3 dentes de alho amassados;
  • 1 pimentão cortado;
  • 1 tomate picado;
  • 1/2 xícara de manteiga de garrafa;
  • 1 xícara de farinha de mandioca;
  • óleo para fritar a carne;
  • coentro e cebolinha a gosto.

Modo de preparo

Deixe a carne de molho por algumas horas para retirar o sal. No entanto, se você achar que ela ainda está muito salgada, vá trocando a água quantas vezes julgue necessário. Ao dessalgar a carne, jogue o líquido e corte-a em pequenos cubos.

Em seguida, despeje a manteiga de garrafa em uma panela, acrescentando os cubos de carne até que eles fiquem bem fritos. Se achar necessário, utilize um pouco mais de manteiga, a fim de acentuar o sabor da carne. Assim que ela estiver em ponto de carne assada, desligue o fogo.

Coloque os cubos no liquidificador no modo pulsar para triturá-los e reserve. Na panela na qual a carne foi frita, você vai refogar a cebola, o alho, o pimentão e o tomate. Então, adicione a carne triturada e misture. Na sequência, acrescente a farinha de mandioca, o coentro e a cebolinha. 

Mexa a mistura até que todos os ingredientes estejam incorporados. Desligue o fogo e sirva com feijão verde se desejar.

Como pôde ter visto, a paçoca de carne de sol é um prato feito com poucos ingredientes e fácil de ser preparado. Experimente a receita e reúna os familiares e amigos para provarem a deliciosa iguaria do Rio Grande do Norte ao som de um animado forró!

Se gostou do post, compartilhe a receita de paçoca de carne de sol nas redes sociais para que mais pessoas possam saboreá-la!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-