Passeio das águas em Natal: não perca essa atração!

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Conhecer Natal, no Rio Grande do Norte, já é algo praticamente obrigatório para qualquer pessoa que more ou visite a região do Nordeste. Lá, a frase sobre existir um lugar abençoado por Deus e bonito por natureza faz todo sentido. No entanto, existem atrações mais específicas que não podem ficar de fora dos planos dos visitantes: os passeios das águas em Natal.

Esses lugares especiais ficam no litoral sul do estado e atraem turistas o ano inteiro. O propósito maior dos visitantes é apreciar as belezas naturais e as águas que proporcionam banhos incríveis. Além do mais, o branco das areias contrasta com as cores vibrantes do céu e do mar, que quase sempre têm uma coloração azul intensa.

Já começou a imaginar as paisagens e se ver em todas elas? Então, saiba que mal começamos a falar sobre os passeios das águas em Natal e seus principais destinos. Continue a leitura e comece hoje mesmo a planejar sua próxima viagem!

Piscinas naturais da praia de Camurupim

A praia de Camurupim, localizada entre a cidade de Nísia Floresta e a praia de Barreta, é considerada uma das mais bonitas do Rio Grande do Norte. O cartão postal do local é composto pelos arrecifes, formações rochosas submersas que proporcionam uma vista fantástica para apreciar e fazer belas fotos.

Além disso, as piscinas naturais proporcionadas pelos recifes e podem ser encontradas em toda a região — rasas e com águas cristalinas — garantem um banho de mar muito mais agradável, tranquilo e seguro. Afinal, devido a elas, as águas dessa praia são sempre calmas.

Por essa razão, o espaço é um dos queridinhos para aqueles passeios em família, principalmente quando o grupo conta com crianças pequenas. Vale ressaltar também que, em determinadas épocas do ano, você pode aproveitar essas maravilhas sem ninguém por perto.

Lagoa de Arituba

A Lagoa de Arituba fica localizada no município de Nísia Floresta, a cerca de 35 quilômetros de Natal. Esse destino é outro atrativo ideal para a família e também para os casais que procuram um lugar a fim de relaxar e se divertir.

As águas dessa lagoa são rasas, doces e límpidas, ideais para a prática de mergulhos e caiaque, por exemplo, sem contar o romântico passeio com o pedalinho, que se tornou tradição no lugar.

Agora, se você ainda não achou suficientes os motivos para visitar a Lagoa de Arituba, saiba que a infraestrutura do local oferece diversas opções para os visitantes, como restaurantes que oferecem comida típica e vários serviços de lazer.

Mirante dos golfinhos

Outro ponto que vale bastante a visita só pela vista de tirar o fôlego é o Mirante dos golfinhos. O espaço fica na praia de Tabatinga, também em Nísia Floresta, e proporciona um visual com falésias de mais de 30 metros de altura e vários golfinhos saltando no mar.

Se você tiver sorte e pegar um horário com maré alta, é possível até mesmo brincar com os animais na água. Essas criaturas são fofas e bastante carismáticas e a experiência vale muito a pena, além de gerar fotografias incríveis e lembranças para a vida toda.

Maior Cajueiro do Mundo

Ao longo do passeio pela região, você também pode ter o privilégio de visitar o Maior Cajueiro do Mundo, localizado na praia de Pirangi do Norte, no município de Parnamirim, localizado a 12 quilômetros da capital. A árvore tem mais de 150 anos e 8.500 metros quadrados — acredite ou não, tudo registrado oficialmente no Guinness Book.

Ao chegar lá, você encontrará uma ponte suspensa a qual permite uma caminhada entre os galhos da planta. Com a ajuda de um guia local, também é possível conhecer as histórias e as curiosidades da árvore e observar o cajueiro mais de perto. Contam, por exemplo, que o cajueiro foi plantado em 1888 pelo pescador Luís Inácio de Oliveira sem nenhuma técnica ou cuidado especial.

Roteiro das Águas de Nísia Floresta

Como alguns lugares naturais em Natal não contam com estradas e infraestrutura adequada para receber turistas, uma associação de bugueiros da cidade de Nísia Floresta pensou em uma ótima solução para proporcionar uma experiência incrível aos viajantes: eles criaram um passeio alternativo e imperdível chamado Roteiro das Águas.

Para que o trajeto seja realizado em apenas um dia, o diferencial do passeio está justamente no meio de transporte utilizado: bugues ou quadriciclos, aqueles carrinhos compactos que também são muito usados para andar nas dunas de algumas praias do país. O roteiro personalizado inclui as seguintes paradas:

  • Lagoa de Boágua;
  • Lagoa de Carcará;
  • Lagoa Redonda;
  • Lagoa de Alcaçuz;
  • Lagoa de Arituba;
  • Lagoa de Ferreira Grande;
  • Lagoa do Urubu etc.

É importante lembrar de que todas as lagoas têm água cristalina e são perfeitas para banho, inclusive para crianças. Então, basta reservar um dia completo de sua viagem e embarcar nos bugues do Roteiro das Águas para realizar o trajeto.

Considere apenas que os carros saem cedinho e retornam do passeio após o pôr do sol. Além disso, para quem estiver hospedado em Natal, o município de Nísia Floresta fica a apenas 50 quilômetros da capital. Alguns bugueiros, inclusive, buscam os turistas nos hotéis e pousadas, mesmo estando na capital. Para isso, basta conferir no local se há credenciamento para o serviço.

Também é possível contratar o roteiro na Orla de Ponta Negra, uma vez que os profissionais costumam ficar por lá. Os pacotes são vários e você encontra passeios exclusivos a partir de R$ 100 por pessoa. Além das lagoas, o trajeto ainda dá ao turista a chance de conhecer parte da reserva da Mata Atlântica que existe na região.

Você também tem a oportunidade de conhecer alguns casarões antigos e pequenas vilas com muito artesanato, cultura, gastronomia baseada em camarão, lembrancinhas à vontade e bebidas típicas para adquirir diretamente nos engenhos. Assim, além de conhecer as belezas da região de Nísia Floresta e de se banhar no Roteiro das Águas, você ainda contribui com a economia local.

Percebeu como os passeios das águas em Natal podem render bons momentos e experiências únicas? Para isso, existem ainda os ônibus turísticos que contam com uma vista panorâmica privilegiada e garantem a contemplação de todas as atrações da região. O transporte parte de Ponta Negra e custa cerca de R$ 60 por pessoa. É uma espécie de city tour que vale a pena incluir no roteiro!

E aí, gostou de nosso post? Então, aproveite sua visita e conheça agora as maravilhas da Praia de Genipabu!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-