Praia de Pipa: conheça esse paraíso em RN

7 minutos para ler
Powered by Rock Convert

A praia de Pipa é, sem dúvida, um dos mais belos refúgios do Rio Grande do Norte. Além de abrigar belezas naturais surpreendentes, atrativos turísticos incríveis e paisagens de tirar o fôlego, esse famoso destino apresenta excelente localização e infraestrutura.

Considerado o principal balneário do litoral sul do estado, a enseada é ponto de encontro de surfistas, pescadores e turistas de todo o país. Junto às praias do Amor e Ponta do Madeiro, ela forma um conjunto de diversidades para todos os gostos e estilos.

Localizada a cerca de 80 km de Natal, Pipa atrai inúmeros visitantes que desembarcam em suas areias em busca de diversão, agitação e entretenimento. Quer saber mais sobre a praia de Pipa e sua localização? Então, continue a leitura e conheça os principais encantos desse lugar paradisíaco.

Localização

Considerada a mais internacional das praias do Rio Grande do Norte, a praia de Pipa está situada no município de Tibau do Sul. O destino é formado por uma antiga vila de pescadores e está posicionado entre a praia de Ponta do Madeiro e a do Amor.

Antes considerado um povoado pacato e tranquilo, o local foi transformado em um vilarejo charmoso, com excelente infraestrutura hoteleira e gastronômica e expressiva diversidade de estabelecimentos comerciais — pousadas aconchegantes e lojinhas de artesanato são exemplos do que se pode encontrar em cada beco da região.

Para chegar até Pipa com estilo, muitos turistas preferem ir pelo litoral através da Rota do Sol. Porém, apesar de ser o caminho mais curto e mais bonito, esse trajeto só é acessível através de carros 4×4, devido a parte do trajeto ser percorrido sobre dunas. Explorando essa rota, passará por locais como a praia de Cotovelo, em Parnamirim, Pirangi do Norte, onde se encontra o maior cajueiro do mundo, e Nísia Floresta, município que reúne muitos atrativos turísticos, a exemplo do Mirante de Golfinhos, da praia de Búzios, da Barra de Tabatinga e da de Camurupim.

Por isso, aproveite a oportunidade para conhecer essa trajetória especial entre Natal e Pipa. Com um pouco mais de tempo, é possível parar para conhecer esses locais e fazer uma viagem intimista e original.

Quanto aos meios de transporte, o turista pode preferir chegar de transfer, táxi, aplicativo ou ônibus. Veja as dicas sobre cada possibilidade a seguir.

Transfer

Há opções que saem a partir de diversos pontos de Natal, inclusive do aeroporto. Para obter mais informações, o ideal é conversar com funcionários do hotel ou pousada na qual você pretende se hospedar. Tenha em mente, entretanto, que a tarifa custa a partir de 75 reais por pessoa e que o ideal é reservar uma vaga com antecedência para evitar contratempos.

Táxi ou aplicativo

A corrida de táxi pode variar entre 200 e 300 reais, dependendo do horário em que o turista chegar. Fazer a trajetória por meio de um aplicativo pode custar a metade do preço, mas não é sempre que o visitante vai encontrar carros disponíveis para fazer o passeio. Por isso, o ideal é ter um plano B caso essa seja a alternativa escolhida.

Ônibus

Outra opção é ir até a praia de Pipa com os ônibus da Expresso Oceano. A companhia oferece sete saídas diárias para o destino, menos nos domingos e feriados, quando só há dois horários de viagem. Consultas sobre preços e horários podem ser feitas no site da empresa, bem como no terminal rodoviário.

Cenário

A combinação das dunas sobrepostas entre falésias suntuosas, as águas cristalinas e um imenso e diversificado complexo verde ajudam a compor um cenário excepcionalmente encantador.

Além disso, suas piscinas naturais com peixes coloridos, as extensas faixas de areia branca e as pequenas baías habitadas por golfinhos e tartarugas marinhas complementam o horizonte espetacular e deslumbrante da praia de Pipa.

Para começar bem o roteiro, uma dica é sair de buggy pela orla, apreciando os contornos das imponentes falésias que emolduram toda a costa, ou ainda, realizar um passeio de escuna e contemplar uma inesquecível visão panorâmica das belezas naturais do vilarejo.

Atrativos

Uma coisa é certa: você vai precisar de tempo para aproveitar todo o charme, a rusticidade, os atrativos, a badalação e as atividades que um dos principais destinos do Rio Grande do Norte têm a oferecer. Isso porque a praia de Pipa é considerada um verdadeiro parque de diversões.

Apesar de o mar não ser o mais tranquilo da região, durante o dia é possível dar aquele mergulho e desfrutar de todos os encantos que o local apresenta, como passeios de barco, caminhadas ecológicas ou visitas a feiras de artesanato que cercam os arredores da praia.

Paraíso dos surfistas, suas ondas perfeitas combinadas com a brisa ideal atraem praticantes do esporte durante o ano inteiro, enquanto seu belíssimo pôr do sol promove um daqueles espetáculos visuais emocionantes e memoráveis.

Outro atrativo imperdível é a diversidade de bares, restaurantes, lanchonetes e baladas que funcionam na vibrante noite de Pipa.

Atividades turísticas

Agora que já sabemos como é praia de Pipa e sua localização, que tal ir mais a fundo nas possibilidades de entretenimento de seu arredor? O santuário ecológico, que tem 16 trilhas em plena Mata Atlântica, encontra-se logo na entrada da região.

A praia do Amor e a de Madeiro, por sua vez, são outras opções imperdíveis para quem faz a viagem. Nesta última, o visitante pode aproveitar para admirar a Baía dos Golfinhos, onde é possível observar muitos bichos da espécie.

Quem gosta de adrenalina e diversão também pode aproveitar para praticar o kite surf nas praias locais, que normalmente têm instrutores dispostos a ajudar até mesmo os iniciantes no esporte. Há também oferta de mergulho, voo de parapente e passeios de bicicleta, quadriciclo e jeep.

Estrutura

Das pousadas mais simples até os resorts mais luxuosos, a praia de Pipa disponibiliza inúmeras opções de hospedagem aos seus visitantes. Muito bem estruturada, sua orla é repleta de barracas e quiosques com serviços exclusivos e cardápios diferenciados.

Além disso, nos estabelecimentos à beira-mar é servida a melhor gastronomia típica do litoral nordestino. Entre as opções, podemos destacar os caldos de camarão e ostra e a famosa e irresistível combinação de peixe e macaxeira fritos.

Curiosidades

A praia tem esse nome graças aos portugueses que chegaram à região na época da colonização. Em Portugal, o termo “pipa” é utilizado para designar barris de vinho ou azeite. Assim, ao perceber a semelhança do objeto com uma grande pedra na costa litorânea, eles apelidaram o lugar de praia de Pipa.

Outra curiosidade diz respeito ao já comentado santuário ecológico de Pipa, que fica localizado em uma reserva da Mata Atlântica e apresenta inúmeros encantos aos turistas e visitantes do vilarejo.

Como vimos, a praia de Pipa é um dos lugares mais badalados e paradisíacos do Rio Grande do Norte. Além disso, ela abriga atrativos incríveis e belezas naturais de tirar o fôlego. Por isso, aproveite as próximas férias e não deixe de conhecer esse deslumbrante destino.

E aí, gostou de saber sobre a praia de pipa e sua localização? O vilarejo é, sem dúvida, especial para quem quer curtir uma paisagem incrível e aproveitar para fazer esportes radicais. Além do mais, com a viagem, o turista pode aproveitar para conhecer um pouco mais sobre a cultura nordestina, tão importante para a história do Brasil.

Curtiu as dicas? Então, aproveite a oportunidade para conhecer o Farol de Mãe Luiza, um importante ponto turístico de Natal!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-