Quais as principais praias do litoral sul de Natal?

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Natal é uma cidade cativante, desejada tanto por quem ainda não conhece quanto por quem já visitou. E não é para pouco: a cidade reserva inúmeros atrativos que agradam a todos os tipos de turistas e bolsos. As belas praias, o vento constante, a vegetação exuberante e o povo acolhedor formam o combo do destino perfeito. Dentre tantos atributos, o litoral é o principal. Ele sempre rende bons passeios para o visitante. Por isso, neste texto vamos falar sobre um cantinho especial: as principais praias do litoral sul de Natal.

Em cada praia, uma atração diferente. Isso faz dessa parte da capital potiguar um dos lugares mais visitados de todo o Rio Grande do Norte. Quer conhecer mais sobre esse roteiro imperdível? Então, confira algumas dicas que separamos abaixo.

Camurupim

Bem-vindo, você chegou ao paraíso! Se você procura visitar o litoral sul de Natal, provavelmente, vai encontrar muito mais do que sombra e água fresca. Essa praia, por exemplo, conta com uma natureza exuberante e um mar bem calmo, ideal para passeios em família.

A praia tem partes totalmente desertas e outras com pequenos estabelecimentos comerciais. A gastronomia é uma atração à parte, você pode saborear desde as deliciosas tapiocas até a refrescante água de coco gelada. Que tal?

Lagoa de Arituba

Se você se cansar de banho de mar (caso isso seja possível, é claro!), não vai ter problemas. A Lagoa de Arituba é um dos atrativos do litoral sul de Natal que permite um delicioso mergulho na água doce. Só de se sentar na sombra e admirar a paisagem já vale a visita: o lugar é lindo e relaxante.

Além de poder nadar em meio aos peixes, existe a possibilidade de alugar um pedalinho, um caiaque ou praticar uma tirolesa. Esses passeios são ótimos para casais, crianças, famílias e amigos: a diversão é garantida! Uma boa dica é conhecer o local durante os dias de semana, pois costuma ficar mais tranquilo.

Tibau do Sul

O município de Tibau do Sul é caracterizado por ter o balneário mais frequentado pela maioria dos turistas de Natal. A Praia de Tibau é repleta de encantos, com enormes falésias que encantam ainda mais o cenário. Além disso, é possível visitar o santuário ecológico e ter a sorte de observar tartarugas, golfinhos e todo o cenário paradisíaco, em um de seus diversos mirantes.

Praia de Pipa

A Praia de Pipa fica no município de Tibau do Sul, a 80 quilômetros de distância de Natal. O visual paradisíaco é conhecido tanto no Brasil quanto no exterior e é válido para quem viaja sozinho ou acompanhado, pois há programações para todos os gostos. Por exemplo, é possível curtir desde a tranquilidade da praia até a agitação da vida noturna

A charmosa via de paralelepípedos, Avenida Baía dos Golfinhos, tem uma energia incrível! Há diversos bares, restaurantes, lojinhas e um povo simpático e acolhedor. A localização é outro fator positivo: inclua a Praia do Centro e a Praia do Amor no seu roteiro. O visual é encantador. E para fechar com chave de ouro, visite a Lagoa da Coca-Cola — que leva esse nome devido a sua coloração escura — e o Santuário Ecológico.

Praia do Madeiro

Assim como Pipa, a Praia do Madeiro está entre as queridinhas do Rio Grande do Norte. O acesso se dá por uma escada e o visual encanta os olhos durante a descida. A praia é muito favorável a atividades aquáticas devido ao seu mar calmo, quase sem ondas. Por isso, o lugar é muito procurado por praticantes de surf, stand-up paddle, kitesurf, windsurf e caiaque. Além disso, o mergulho é bastante agradável.

A faixa de areia é extensa e há diversos restaurantes e quiosques na praia, com preços variados. A cor da água é um espetáculo à parte: águas transparentes de tom verde-esmeralda. O lugar é muito frequentado por turistas estrangeiros, possibilitando um verdadeiro intercâmbio cultural. Com tantos atrativos, não tem como o destino passar despercebido em sua visita ao Rio Grande do Norte.

Praia de Pirangi

A praia de Pirangi fica no município de Parnamirim. Suas belezas vão muito além das águas claras, que são ideais para o mergulho. Os restaurantes próximos oferecem deliciosos pratos com frutos do mar e doces locais. Também é possível comprar artesanato e lembrancinhas de viagem na região.

De frente para a praia está localizado o maior cajueiro do mundo, sem dúvidas, uma atração à parte para quem visita o litoral sul de Natal. A árvore, que ostenta 8.500 m² de extensão, já entrou para o livro dos recordes e há toda uma estrutura montada para conhecer o local. Um passeio imperdível para todos os turistas que passam pela região.

Praia do Cotovelo

Se você busca por uma praia para descansar, programe sua ida até Parnamirim e vá até a Praia do Cotovelo. As águas calmas e tranquilas transmitem uma sensação de paz e serenidade. Com poucas ondas e águas claras, esse é um lugar para recarregar as energias. O cenário ainda conta com uma formação rochosa milenar e belas falésias que envolvem a praia. É um destino tranquilidade, aconchegante e acolhedor.

Barra da Tabatinga e mirante dos golfinhos

Localizada no município de Nísia Floresta, a praia Barra da Tabatinga tem uma das vistas mais privilegiadas do litoral sul de Natal. O lugar é muito frequentado por surfistas e jovens. Um de seus principais atrativos é o Mirante dos Golfinhos, de onde é possível avistar uma barreira de corais ao longo da orla, o encontro do mar com as falésias e, claro, os golfinhos.

Além da paisagem paradisíaca, é possível admirar o trabalho de artistas locais que geralmente montam suas bancas no local e expõem seus artesanatos. O local também é muito procurado por casais apaixonados, que passam finais de tarde admirando o visual. Uma paisagem de tirar o fôlego!

Sem dúvida, as praias do litoral sul de Natal devem estar no roteiro de qualquer turista que visita a capital. São tantos cenários, que fica difícil escolher apenas um. A maioria dos visitantes escolhe pelo menos três praias para fazer valer o passeio. Já quem tem uma maior disponibilidade de tempo, opta por um roteiro que inclui a estadia tanto na capital quanto nessa região, tornando a viagem inesquecível!

E aí, gostou do texto? Qual lugar deu mais vontade de conhecer? Conta para a gente aqui nos comentários!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-