Stand up paddle em Natal: quais os melhores locais para praticar?

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

O Stand up paddle surf, conhecido também como SUP, é uma das atividades mais populares nas costas brasileiras atualmente, inclusive em Natal, sendo bastante democrático e acessível mesmo para aqueles que não têm experiência.

Quer aprender um pouco mais sobre o esporte e ver os locais ideais para praticar Stand up paddle em Natal? Continue a leitura deste post e confira as dicas!

O que é o Stand up paddle?

A modalidade tem uma estreita relação com o surf. Ela surgiu com a prática dos professores do esporte de permanecer em pé na prancha, com a ajuda de um remo, a fim de conseguir uma maior visualização da água e ajudar seus alunos.

A origem do stand up remonta ao Havaí da década de 1960. No idioma local, a prática é chamada de Hoe He’e nalu, que significa remar a onda em pé, em tradução livre. A partir dos anos 2000, o stand up foi se popularizando em outras partes do mundo e hoje tem eventos próprios, a exemplo do Molokai to Oahu Paddleboard Race e do Makaha’s Big Board Surfing Classic.

Onde praticar o Stand up paddle em Natal?

Agora que você já conheceu um pouco da história e das características da modalidade, veja onde é possível praticá-la na capital potiguar.

Praia de Ponta Negra

Essa é uma boa opção porque, na praia, é possível encontrar diferentes ofertas de preços de prancha e instrutores dispostos a ensinar o stand up paddle aos turistas. Uma hora da atividade costuma variar entre trinta e cinquenta reais.

Mesmo quem não tem experiência pode se dar bem no esporte, que é relativamente tranquilo, embora exija um certo condicionamento de pernas e braços. Para achar o serviço, basta procurar por instrutores na orla da praia.

Praia de Alagamar

Com águas extremamente tranquilas, essa praia é muito recomendada para praticar o esporte. A região é território da Aeronáutica, mas é aberta a turistas e conhecida por permitir a visualização de tartarugas e golfinhos.

Lagoa do Carcará

Mais uma opção para quem quer curtir águas calmas, mornas e cristalinas. Além de oferecer a prática de stand up, disponibiliza o passeio em caiaque, bem como espreguiçadeiras para descansar e local tranquilo para as crianças.

Como começar a praticar o Stand up paddle?

O esporte é bastante democrático mesmo para quem ainda não tem nenhuma experiência. Basta subir na prancha, que é larga e estável, e tentar manter o equilíbrio com a ajuda do remo.

Para tornar a tarefa ainda mais fácil, há instrutores que costumam dar as primeiras orientações e disponibilizar o colete salva-vidas. Além de divertida, a prática é um bom exercício físico, já que trabalha pernas, braços e tronco, contraindo os músculos de muitas partes do corpo.

Gostou de saber mais sobre Stand up paddle em Natal? Como vimos, as praias locais oferecem muitas opções e o esporte é bastante acessível mesmo para aqueles que não são surfistas natos. Além disso, a atividade é perfeita para aumentar o contato com a natureza. Aproveite essa oportunidade e veja também como experienciar o passeio das águas na região!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-