Home Veja agora a história da festa junina e de São João no Nordeste!

Veja agora a história da festa junina e de São João no Nordeste!

Se tem uma coisa que deixa o povo nordestino ainda mais animado é a festa junina. As ruas são enfeitadas e, durante o mês de junho, a população se reúne para dançar quadrilha e degustar a culinária típica, embalados pelo som da sanfona, triângulo e zabumba.

Muitos turistas aproveitam essa época do ano para visitar o Nordeste e conhecer o tradicional festejo. Embora aconteçam em muitas outras cidades, em nenhum lugar do Brasil a festa é tão magnífica quanto nesta região.

A ansiedade pela chegada do São João é um sentimento comum entre os habitantes dos municípios que se transformam em palco para esta linda festa. Agora, você poderá conhecer um pouco da história e tradição dos festejos. Continue a leitura!

Conheça a origem da festa junina

As festas juninas têm um cunho religioso. Acredita-se que elas tenham surgido em comemoração a Santo Antônio, São Pedro e São João. No entanto, existe outra explicação. Inicialmente, a festividade teria sido criada exclusivamente para devoção de São João, levando o nome de “Joanina”.

Toda festa junina que se preza tem quadrilha animada. Esse costume foi disseminado pelos portugueses ainda no período colonial. Já as marcações da dança, são de ascendência francesa. Posteriormente, os passos foram adaptados e ganharam essa expressividade alegre e divertida que conhecemos hoje.

Com o passar dos anos, os elementos culturais brasileiros foram incluídos, transformando o festejo em algo bastante peculiar, principalmente na região Nordeste.

Descubra as principais tradições de um bom arraiá

Mesmo com as transformações que aconteceram ao longo dos anos, alguns hábitos das festas juninas não se perderam. As fogueiras, por exemplo, representam uma atividade comum para centralizar a dança da quadrilha e ainda servem para manter o povo reunido em volta do calor do fogo.

Os vestidos coloridos e as camisas xadrez também fazem parte deste contexto festivo. Já no âmbito gastronômico, o milho, batata-doce, amendoim e mandioca dão origem a diversos pratos típicos, doces e salgados.

Para quem tem fé e deseja arrumar um amor, nesta temporada também são realizadas as famosas simpatias para Santo Antônio. Ele é conhecido por ajudar as pessoas interessadas em arrumar um namorado(a) e também por mandar os casais enrolados para o altar dentro de pouco tempo!

Entenda como é o tradicional São João nordestino

Os festejos de São João acontecem em muitas cidades do Nordeste, principalmente nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. As festas juninas nessas localidades são um verdadeiro espetáculo de cores, sabores e, claro, muito forró.

Antigamente, o grande costume das festas juninas eram as quermesses. A comunidade se reunia ao ar livre — geralmente nos adros das igrejas — para rezar, dançar e se divertir com as brincadeiras, como o pau-de-sebo e pula a fogueira.

Conforme a tradição, os fiéis se dedicam às trezenas e simpatias para atrair amor, dinheiro e proteção, costumes que prevalecem nos dias atuais. Até mesmo nos pequenos povoados do sertão, as ruas eram enfeitadas com bandeirolas e imagens dos santos na porta das casas, dando outra aparência para o lugar.

O São João nordestino foi crescendo e começou a receber o investimento financeiro das prefeituras e de empresários. Com isso, os municípios passaram a despertar o interesse dos turistas e o evento se transformou em um acontecimento grandioso comandado por grandes artistas da música nacional.

As festas juninas do Nordeste mudam a rotina e movimentam a economia de dezenas de cidades. A cultura se torna a principal atração para quem decide visitar a região neste período. Com certeza, vale a pena conhecer e se encantar com as comemorações promovidas por essa gente receptiva!

Ficou empolgado para viajar após conhecer um pouco da história da festa junina? Aproveite e descubra como fazer o planejamento financeiro para curtir alguns dias fora de casa!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *